segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Aprendizagem Organizacional


O conceito de aprendizagem organizacional pode ser entendido como um processo de apropriação de novos conhecimentos nos níveis individuais, grupais e organizacionais, envolvendo todas as formas de aprendizagem. Em suas abordagens iniciais, aprendizagem organizacional significa avaliar resultados de desempenho, porém o foco quando passa pela teoria das organizações, passa a serem os processos. Busca-se compreender que estruturas organizacionais, que políticas de gestão de pessoas, cultura, valores, aspectos, enfim, podem favorecer ou não processos de aprendizagem.
As empresas com o interesse pela aprendizagem organizacional, desperta como a última sensação do momento, colocar a empresa a frente de seus concorrentes. A proposição das organizações de aprendizagem pode ser considerada como uma visão retórica, ou seja, um conjunto de narrativas que envolvem um grande grupo em uma realidade simbólica.
Uma realidade simbólica é construída a partir de algumas fantasias que operam como meios para o estabelecimento de uma interpretação. Essas manifestações interpretam eventos no passado, prevê eventos no futuro ou negligencia nos eventos atuais, que são sustentados pelas necessidades psicológicas. Não somente a aprendizagem organizacional, mas também outros conceitos em administração de tornaram modismos se caracterizando visões retóricas.
Os temas – fantasias são identificadas como:
- Vivendo em um mundo insustentável - infelicidade organizacional é situada em um contexto social mais amplo, assim os esforços de mudança organizacional são também dirigidos às difusões de uma cultura maior.
- Ganhando controle, mas não controlando - o exercício de cinco disciplinas é capaz de manter uma organização sob controle, porem a promessa implícita consiste na superação dos problemas das relações de trabalho ao que diz respeito ao dilema que acompanham a repartição de autoridade e poder.
- O novo trabalho do líder – aos executivos do topo são recomendadas três tarefas básicas: construir uma base de propósitos e valores fundamentais para a organização, desenvolver políticas, estratégias e estruturas capazes de expressar as ideias orientadoras em direções para o negócio e criar processos de aprendizagem afetivos através dos quais políticas, estratégicas e estruturas possam ser aprimoradas.
- Tornando possível através de micromundos – micromundo é um termo que descreve um ambiente virtual criado com a tecnologia da informação e que simula uma situação do mundo real. Esse por sua vez pode ajudar seus administradores e equipes a aprender sobre seus problemas, experimentando as consequências de suas decisões.
Encontrar caminhos para intervir, desenvolver, promover aprendizagem organizacional e transpor os estudos analíticos e compreensivos para proposições gerenciais permanece ainda como um desafio.
A noção de aprendizagem organizacional parte de duas interrogações básicas: que aprendizagem é crucial para uma organização e como elas podem ser desenvolvidas e otimizadas. A aprendizagem organizacional é a chave para a competitividade e sobrevivência de organizações.  É vista como a busca de manter e desenvolver competitividade, produtividade e inovação em condições tecnológicas.  Ela é ao mesmo tempo de caráter individual e coletivo, onde há reestruturações individuais bem sucedidas de problemas organizacionais que tem impacto nos elementos estruturais e nos resultados da organização.
Algumas pesquisas estão sendo desenvolvidas, abordando a questão da aprendizagem organizacional.
Algumas procuram descrever os mecanismos de aprendizagem existentes e praticados por empresas, enquanto outras buscam avaliar a capacidade de aprendizagem das organizações por meio da aplicação de questionários "quantificáveis". Também, outras formas de abordagem do tema são encontradas nos diversos centros que possuem grupos de pesquisa nessa área. Isso mostra que a questão é atraente e tem merecido atenção de grupos de pesquisadores e praticantes, principalmente devido à relação entre aprendizagem e capacidade competitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário